quinta-feira, 1 de agosto de 2013

' Experiência Inesquecível - JMJRio2013 ;)



Queridos amigos, 

O Deus de bondade quis que eu peregrinasse da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O encontro foi excelente. A instância na mesma começou com os momentos de orações e promoções sociais prévios, que colaboraram para que pudéssemos realizar uma das melhores JMJ que o mundo já viu. 

Atrelada a Jornada, estão as Semanas Missionárias, que eu, como paroquiano da Catedral Mãe de Deus, a vivi na Cidade, de 13 a 20 de julho, onde nós jovens, junto com as comunidades compartilhamos durante esses dias visitas as famílias, partilhas, celebrações, louvores. Todas as atividades foram excelentes, porém ouso destacar a nossa Missa de envio dos peregrinos da Catedral no sábado dia 20 de julho, presidida por nosso bispo Dom Carlos Verzeletti, que nos enviou ao Rio de Janeiro depositando toda a sua esperança em nós seus filhos. 

Na noite do dia 22 chegamos ao Rio de Janeiro e fomos acolhidos na paróquia São José Operário, nos alojando em casas de famílias e na própria Igreja (Templo). A família que acolheu meus três amigos e eu nos trataram muito bem, só tenho a agradecer a população do Rio de Janeiro que esteve muito solícita durante todo o encontro. 

As JMJs tem uma série de atividades, a Rio 2013 não foi diferente, assim que tive catequeses pela manhã e festivais juvenis pela tarde, somados aos atrativos turísticos da Cidade Maravilhosa e claro, o encontro com Cristo nos irmãos, especialmente, nos atos centrais da jornada – Missa de Abertura, Acolhida do Papa pelos Jovens, Via Sacra, Caminhada, Vigília e Missa de Envio.
Procurei viver todos estes momentos com muita intensidade. Devo reconhecer que foi uma Super Jornada. Gostei bastante da acolhida que fizemos ao Papa Francisco, de suas palavras e aproximação para conosco, seu jeito de ser nos dá esperança e mostra uma nova Igreja, um Cristo mais sensível ao clamor dos pobres.
Fico com suas três palavras finais: “Ide, não tenham medo e servi,” bem como com a imagem do “Menino com o Papa,” que o disse querer servir a Deus como sacerdote. 

Também fico com as palavras entusiasmadas do bispo de minha diocese, que pela manhã do domingo me enviou uma mensagem pelo celular dizendo: “Depois do mergulho na fé e na alegria da ‪JMJ‬, partimos animadíssimos e comprometidos para viver a missão em qualquer situação ou ambiente em que estivermos, sobretudo no meio dos jovens.” 

Que Deus nos ajude a cumprir este mandato. Que tenhamos coragem de “ir” com Jesus e enviado por Ele; largar os medos de fazer a vontade do Pai, como o fez a Virgem Maria, e “servir” aos mais necessitados como o testemunhou sua santidade o Papa Francisco.

Para finalizar, agradeço a Deus e a todos que colaboraram direto ou indiretamente para que eu pudesse viver esse momento marcante da história da Igreja do Brasil e do Mundo, e pedir que rezem por mim. Contem com minhas orações! 

JMJ2016 Cracóvia‬ - Polônia #TamúJunto! 

PAZ E BEM! 

Romário Alencar 
Castanhal 01/08/2013

Um comentário:

  1. Muito bom saber que nossa Diocese foi bem representada. Fico imaginando a emoção de vocês que puderam está ali pessoalmente vivenciando aquele momento único.
    :)

    ResponderExcluir